De forma descontraída e criativa, a Lotus
deu o pontapé inicial nos lançamentos dos carros de Fórmula 1 para a
temporada 2013. Em uma transmissão ao vivo pela internet, a equipe foi a
primeira do grid a exibir seu novo carro. Na sede da escuderia em
Enstone (Inglaterra), o finlandês Kimi Raikkonen e o francês Romain
Grosjean mostraram o desenho e a nova pintura do E21, modelo que guiarão
neste ano. Logo abaixo do “Santantônio” (peça localizada atrás do
piloto para proteger a cabeça em caso de acidentes), uma frase atrai os
olhares. Em forma de hashtag, há a inscrição “Eu sou sexy e sei disso”.
Pela frase e pelo discurso, a escuderia, que venceu uma corrida com
Kimi em Abu Dhabi no ano passado, quer, definitivamente, ser a atração
desta temporada.
- Grandes coisas são possíveis. O salto que demos de 2011 para 2012
mostra o que somos capazes de fazer. Adicione a isso o potencial de
nossos pilotos e temos um coquetel muito forte para a próxima temporada.
Nosso ambicioso plano de se transformar em uma das principais equipes
da Fórmula 1 está começando a se concretizar e agora temos que
aproveitar isso com resultados e pódios regularmente. Estamos com fome -
disse o chefe da equipe, Eric Boullier.
Logo de cara, o que também chama muita atenção é que a tradicional
pintura preta e dourada, usada em 2012, ganha a companhia do vermelho. A
“cortesia” é da empresa multinacional do setor petroquímico que
patrocina a equipe. Sediada na França, a companhia foi responsável pela
entrada do suíço naturalizado francês Romain Grosjean no time. E antes
de ser exibido ao mundo, o carro ainda coberto por uma lona já
denunciava, através da silhueta, outra novidade, confirmada minutos
depois quando foi exibido: a Lotus preferiu manter o degrau no bico
dianteiro, quebrando a expectativa de que o desnível seria extinto pelas
equipes. O design havia causado muito estranhamento em 2012, e a FIA
liberou que os times “escondessem” o desnível através da colocação de
uma peça.
- O painel pesaria alguns gramas. E para um Fórmula 1, alguns gramas a
mais desnecessários fazem diferença – explicou o projetista James
Allison, que não descartou esconder o degrau durante o ano.
Durante o evento, integrantes da equipe lembraram o passado vitorioso
da escuderia que se chamou Renault e Benetton antes de adquirir o
direito de usar, desde 2011, o nome Lotus, criado por Colin Chapman,
para mostrar confiança em novos dias de glória. Foram dois títulos com
Michael Shcumacher (1994 e 1995) e dois com Fernando Alonso (2005 e
2006). Raikkonen, que conseguiu a primeira vitória com o time rebatizado
de Lotus (em Abu Dhabi, 2012), também exibiu otimismo.
- Se você ver na história, eles ganharam campeonatos. Nada que vi no
ano passado me faz pensar que um outro campeonato é impossível no
futuro. Claro, será uma competição dura e todos querem vencer. Mas este
time já bateu todos no passado e ninguém pode dizer que não poderá fazer
isso de novo – disse o finlandês.
Como o regulamento não mudou muito para este ano, tecnicamente o novo
carro da Lotus é uma evolução do E20 utilizado em 2012 com algumas
novidades. Entretanto, o time garante que essas pequenas mudanças farão a
diferença.
- As regras de 2013 são muito parecidas com as de 2012, então você pode
esperar muita familiaridade com o carro anterior. Mas a diferença está
nos detalhes, e isso acrescentará um ganho significativo em termos de
desempenho - complementou Allison.
A Lotus foi a primeira a mostrar seu carro de 2013. A próxima é a
McLaren, no dia 31 de janeiro. A Marussia é a única que ainda não
divulgou sua data de lançamento. A temporada começa com o GP da
Austrália, de 15 a 17 de março.
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